Ainda antes de ver o Benfica distinguido pela Globe Soccer Awards como a Melhor Equipa Jovem do Ano, Rui Costa concedeu uma entrevista à Sky Sports Italia, onde enalteceu o trabalho desenvolvido na formação.
O presidente dos encarnados destaca a capacidade que o clube tem revelado na formação e exportação de talentos.
“Digamos que é uma das nossas vantagens, um dos nossos melhores trabalhos. Nos últimos 10 anos exportamos tantos grandes talentos que vemos hoje em dia, então faz parte da nossa cultura, da cultura do clube, e eu como presidente não quero deixar que isso se perca e continuar a formar jogadores para a primeira equipa sobretudo, e depois veremos o que acontece no futuro”, afirmou.
O líder das águias dá o exemplo concretos e refere que esta capacidade de catapultar jovens atrai promessas de qualidade dos quatro cantos do mundo.
“Quantos mais jogadores exportamos como Rúben Dias, Cancelo, Bernardo Silva, João Félix e tantos outros… Depois quando vão contratar é normal que pensem nestes nomes e pensem que o Benfica é uma boa escola para eles. Quando o Milan me quis comprar, eu cresci com a geração de três holandeses, do Capello, então para mim era muito fácil querer ir para o clube, para a equipa, porque eu cresci a vê-los. E isso serve de comparação com aquilo que hoje o Benfica representa para um jovem tanto em Portugal como fora. Sentir o nome do Benfica, por termos tantos jogadores nesse nível, é mais fácil de importar talentos”, referiu.
Rui Costa abordou ainda o sorteio da Liga dos Campeões e acredita num trajeto de sucesso na fase a eliminar.
“Seria hipócrita se dissesse que dentro das equipas que podiam calhar, o Brugges era a mais difícil, mas o facto é que fizeram uma grande fase de grupos. Não podemos pensar que, por sermos uma equipa com um nome tão grande – não desfazendo obviamente o Brugges – seria fácil. Vai ser um jogo difícil, venceram o FC Porto, no Porto, por 4-0 e isso devia ser um alerta para nós. Mas temos as nossas ambições. [Na época passada] Chegámos aos quartos de final numa época em que internamente não correu bem. Jogámos com o Liverpool. Este ano vamos tentar ir mais longe”, concluiu.
