Portugal carimbou a passagem aos oitavos de final do Campeonato do Mundo no Catar após vencer o Uruguai por 2-0, com dois golos de Bruno Fernandes.
Na primeira parte, Portugal foi melhor durante meia-hora, com mais bola e mais chegada à área contrária, mas sem grande fulgor e, nos últimos 15 minutos do primeiro tempo, o Uruguai tomou conta do jogo.
Portugal, com uma entrada melhor na segunda parte, consegue chegar ao primeiro golo, que veio dar mais condimento a um jogo que já estava intenso e, fez com que, o Uruguai carregasse e fosse à procura do golo do empate, mas Diogo Costa e o poste impediram que tal acontecesse.
Nos últimos 10 minutos, Portugal muda três unidades e passa a controlar o jogo com e sem bola. Entraram João Palhinha, Matheus Nunes e Gonçalo Ramos que permitiram a Portugal segurar a bola no meio-campo contrário e estar muito mais próximo da baliza de Rochet. Com a maior chegada à área dos celestes, Portugal conquistou uma grande penalidade e Bruno Fernandes concretizou de forma exímia.
Até ao final do jogo, a seleção portuguesa podia ter dilatado a vantagem, mas Rochet e o poste negaram essa possibilidade a Bruno Fernandes.
Portugal junta-se, assim, a França e Brasil nos oitavos de final do Mundial 2022 e vai discutir o primeiro lugar do grupo no jogo com a Coreia do Sul e, no outro jogo do grupo, o Uruguai vai lutar para chegar à próxima fase contra o Gana.
