Como um dos mais talentosos futebolistas de sempre, se tornou alvo de piada em todo o Mundo.
Aos 30 anos, Neymar é um daqueles jogadores de quem se pode dizer que passou ao lado do reconhecimento global do seu génio. Se financeiramente Neymar teve e ainda tem uma carreira de enorme sucesso, no capítulo desportivo o brasileiro, nascido em Mogi das Cruzes, nunca será lembrado como um dos melhores jogadores de futebol de sempre. Longe disso, muito longe mesmo, Neymar é aquele de quem todos se lembrarão por ter sido um talento genial mas que mais não foi que um ‘chorão mimado’, alguém com quem crianças, adultos e mais velhos ‘gozam’ e riem das figuras tristes que protagoniza, com mergulhos dignos de uma qualquer medalha olímpica em natação.
Neymar poderia ter entrado na galerias dos intocáveis como Maradona, Messi, Cristiano ou Pelé. e não no Universo circense como o palhaço Bozo, ou com heróis da Disney como o Pateta.
Correm nas redes socias inúmeros vídeos com pessoas, anónimas e não só, a atirarem-se para o chão, imitando as ridículas piruetas protagonizadas por Neymar. Provocador nato e queixinhas por natureza, Neymar poderia ter entrado na galerias dos intocáveis como Maradona, Messi, Cristiano ou Pelé. e não no Universo circense como o palhaço Bozo, ou com heróis da Disney como o Pateta. Em bom rigor, Neymar nem irá entrar no quadro de honra dos melhores futebolistas brasileiros, ficando bem longe de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo ou Garrincha.
Contudo, Neymar nasceu com um talento natural que, se fosse um homenzinho e tivesse levado umas palmadas do pai quando começou com as palhaçadas de se atirar para o chão aos gritos, o teria levado a vencer umas quantas Bolas de Ouro e a ter o seu nome no Olimpo dos Deuses do futebol, mas não foi isso que aconteceu porque optou pelo burlesco, pelo ridículo, pela comédia de baixo nível. É um crime ver alguém desperdiçar tanto talento, ver alguém que apenas se preocupou com o dinheiro e não com a possibilidade de alcançar a imortalidade e a esses, como diria Dante, “está reservado o lugar mais recôndito do inferno”.
