Os portistas receberam, ganharam e afastaram-se pontualmente dos leões.
Num clássico que já se esperava de fortes emoções, o Porto começou a partida com uma surpresa no onze inicial, Bruno Costa surgiu no lugar de Grujic que, nem no banco se sentou, a contas com uma lesão. Já do outro lado, Morita apareceu no onze leonino, sem surpresa.
O Sporting ainda tentou colmatar a ausência de Matheus Nunes e até podia ter chegado à vantagem com Morita a rematar no poste da baliza à guarda de Diogo Costa. A partir daí o Porto confortou-se no jogo e, apesar das poucas oportunidades, aos 42 minutos conseguiu mesmo chegar ao primeiro golo por intermédio de Evanilson. O Sporting ainda tentou em cima do intervalo fazer o empate por Coates, mas Diogo Costa, mais uma vez, negou o golo do empate à equipa leonina.
Na segunda parte, o Sporting quis dar a volta por cima à questão que já estava difícil de responder e até podia ter conseguido dada à maior parte da posse de bola e até devido ao facto de ter criado mais oportunidades, mas o Porto não se atemorizou e, mesmo tendo menos bola e menos oportunidades, quando saía passava para o meio-campo do Sporting conseguia criar muito mais frisson do que o contrário.
Foi numa dessas saídas que surge o segundo golo portista. Num ataque rápido, boa combinação pela esquerda, cruzamento efetuado, Evanilson ganha de cabeça, a bola sobra para o cabeceamento de Galeno e com a baliza à mercê foi Porro que colocou a mão à bola e, de pronto, foi assinalada grande penalidade e o ala espanhol foi expulso do encontro a 15 minutos do final da partida. Penalty para os dragões convertido por Uribe que fazia, assim, o segundo para a equipa da casa.
O Sporting tentou reagir num lance de bola corrida e Fatawu à frente de Diogo Costa não conseguiu marcar para os leões.
Num lance de contra-ataque surge o terceiro dos azuis e brancos com Galeno conquistou uma grande penalidade que, ele mesmo converteu.
Resultado fixado nos 3-0 e, no final das contas do clássico, o Porto aumenta para 5 pontos de diferença em relação ao Sporting.
